Oscar 2012, em oito linhas

Era uma terça-feira de carnaval um tanto chuvosa e o Ricardo Daehn me manda e-mail, me liga pedindo oito linhas sobre o Oscar deste ano. Topei. Fui ver os filmes que ainda não tinha assistido e cheguei a uma opinião bem sintética que deixo aqui abaixo. Juro, são só oito linhas para um improvável melhor filme. Foi publicado, tal como está, no Correio Braziliense de ontem, junto com as opiniões do Ciro Marcondes e da Karina Barbosa.

Segue o que escrevi:

*   *   *

Já chamaram Hollywood de “gênio do sistema”, onde há acrobacias entre doses de conservadorismo e pitadas de inovações. Se histórica, a festa de 2012 seria uma pirueta. Melodramas, filmes nostálgicos da Paris moderna ou da Los Angeles dos tempos mudos são filmes que já vimos e que, claro, gostamos de rever. Surpreenderia um Oscar para “A árvore da vida”, obra sinfônica, experimental, que aposta na meditação estética em tempos de crise, séries para TV e euforia 3D. Seria como (não) premiar 2001 ou Cidadão Kane, falhas que maculam a Academia. Meras reações a obras ímpares, que sobrevivem `as  décadas, como as inquietações do gênio que o sistema (não) suporta.

*   *   *

Hoje acabei lendo na Ilustrada, da Folha, uma entrevista com o produtor Bill Pholad, do filme “A árvore da vida”, de Terrence Malick  (quem quiser pode conferir uma crítica minha desse filme AQUI). Pholad critica de maneira àspera a forma precária como Hollywood lida com suas atuais produções. Concordo com quase tudo que ele disse. E sempre pensei que os filmes de Malick são um, entre tantos e tantos outros, dos caminhos possíveis para uma renovação estética e política dos filmes americanos. Um caminho arriscado, mas que apontaria para uma pulverização necessária e diferente da atual. Preferi pensar num Oscar ligeiramente diferente da cobertura que estamos acostumados. Uma hipótese bem inusitada, um devaneio que se, ocorresse, traçaria uma interessante ponte entre Cannes e Hollywood.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Hollywood, Oscar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s